Postado 16 de junho de 2025 em Blog por Bruno Baldacci
Atualmente, os aplicativos móveis têm se tornado cada vez mais essenciais no cenário digital, especialmente no mercado de e-commerce. Afinal, eles oferecem uma série de benefícios, tanto para os consumidores quanto para as empresas. No primeiro trimestre de 2025, os aplicativos de e-commerce lideraram os downloads no Brasil, confirmando que esta ferramenta tem ganhado cada vez mais relevância. Mas a questão que muitos e-commerces ainda se fazem é: será que meu negócio realmente precisa de um app para e-commerce?
Sobretudo, um app para e-commerce proporciona aos consumidores uma experiência mais fluida, sem interrupções e otimizada para os dispositivos móveis. Além disso, com a funcionalidade de notificações push, as lojas podem se comunicar diretamente com os clientes, promovendo ofertas e lembrando-os de itens abandonados no carrinho, por exemplo. Com isso, muitos negócios acabam se beneficiando com o aumento da conversão, já que o processo de compra é simplificado.
De fato, com a alta penetração de smartphones no Brasil, o uso de aplicativos se tornou a maneira preferencial de fazer compras. Além disso, como a jornada de compra nos dispositivos móveis é um dos fatores mais importantes para as empresas, investir em um app pode ser uma estratégia vantajosa. Isso porque os consumidores, cada vez mais, buscam praticidade e rapidez ao fazer suas compras online. Empresas como Magazine Luiza e Mercado Livre já lideram esse movimento, mostrando como os apps para e-commerce podem ser eficazes no aumento das vendas.
Em primeiro lugar, a decisão de criar um app para e-commerce depende de uma análise cuidadosa do perfil do seu público. Se sua base de clientes é fiel e realiza compras recorrentes, um aplicativo pode ser uma maneira eficaz de mantê-los engajados. Com funcionalidades exclusivas, como descontos, promoções personalizadas e facilidade no processo de checkout, o aplicativo pode aumentar a fidelidade dos consumidores.
Em segundo lugar, caso sua empresa já receba um tráfego significativo de dispositivos móveis, a introdução de um aplicativo pode ser uma maneira de otimizar essa experiência, resultando em maior taxa de conversão. Contudo, é preciso ter em mente que a criação e manutenção de um aplicativo exigem um investimento significativo em desenvolvimento e recursos. Portanto, se os custos estiverem de acordo com o orçamento disponível, vale a pena investir nesse modelo.
No entanto, nem todo e-commerce precisa de um aplicativo dedicado. Se o orçamento for mais restrito ou se o público não estiver tão familiarizado com a ideia de baixar um app, alternativas como sites responsivos ou PWA (Progressive Web Apps) podem ser igualmente eficazes. Essas soluções oferecem muitos dos mesmos benefícios de um aplicativo, como a otimização da experiência mobile, mas sem a necessidade de download, o que pode ser um fator crucial para certos segmentos de clientes.
Em síntese, um app para e-commerce pode, sem dúvida, ser uma excelente opção para negócios que buscam oferecer uma experiência de compra mais ágil e personalizada. Porém, a adoção de um aplicativo deve ser ponderada, considerando o perfil do público e os custos envolvidos. A FRN³, com sua expertise em desenvolvimento digital e e-commerce, pode ajudar sua empresa a avaliar a melhor solução para otimizar a jornada do cliente e maximizar as vendas, oferecendo também consultoria e suporte durante todas as etapas do processo.
————————————————————————————————————————————————————————————————
Leia também: E-commerce internacional: desafios e oportunidades para expandir sua loja online globalmente
Conheça mais sobre a FRN³. Siga nossas redes sociais:
Facebook – Instagram – LinkedIn